home

Próximo ano será de “diminuição da carga fiscal” para todos

Próximo ano será de “diminuição da carga fiscal” para todos

Manuel Caldeira Cabral assegurou que o Orçamento de Estado para 2017 (OE2017) trará “uma diminuição da carga fiscal” para todos os portugueses, embora admitindo que a descida possa ser inferior ao desejado.

“O que frisei [na quarta-feira] é que este ano e em 2017, e é isso que está previsto, vai haver uma diminuição da carga fiscal; que será eventualmente menor do que nós desejaríamos. Mas consistentemente vamos ter dois anos de redução da carga fiscal sobre todos os portugueses”, disse Caldeira Cabral.

O ministro respondia assim aos jornalistas depois de ter sido confrontado com uma entrevista dada na quarta-feira à SIC, na qual admitia que um ajustamento dos escalões do IRS pode levar a um aumento da taxa aplicável nos escalões mais elevados (classes mais altas).

Na entrevista à SIC, o ministro da economia disse que “a progressividade poderá afetar as classes mais altas marginalmente, e penso que deverá afetar marginalmente. Um ajustamento de escalões [existentes] poderá ter um efeito desse género”, recusando no entanto um “agravamento da fiscalidade sobre a classe média”.