home

Mulheres Socialistas vão realizar escola de verão na Madeira

Mulheres Socialistas vão realizar escola de verão na Madeira

O Departamento Nacional das Mulheres Socialistas (DNMS), liderado pela deputada Elza Pais, vai realizar a Escola de Verão nos dias 8, 9 e 10 de setembro, no Funchal, Madeira, em colaboração com o Departamento Regional das Mulheres Socialistas e as estruturas regionais do PS.

Esta iniciativa insere-se no plano de atividades do DNMS e pretende contribuir para a elaboração dos princípios de uma Nova Agenda para a Igualdade, focada na paridade.

Com a proximidade das eleições regionais e locais e com a apresentação, por parte do Governo, de medidas legislativas que visam reforçar a presença das mulheres nos Conselhos de Administração das empresas cotadas em Bolsa e no sector empresarial público, o DNMS pretende contribuir ativamente nestes processos, fazendo jus ao histórico do PS, em matéria das políticas de igualdade e não discriminação.

O programa da Escola de Verão inclui duas conferências: “Aumentar Conhecimento & Diminuir Desigualdades”, a cargo da secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Fernanda Rollo, e “Educação como Instrumento de Desocultação da (Des) Igualdade”, com Adelaide Ribeiro, investigadora e secretária nacional adjunta do DNMS.

Haverá ainda três workshops: “Novas Lideranças nas Culturas Institucionais”, com João Pereira e Cláudia Múrias, peritos em Igualdade; “Discriminação no Trabalho & Igualdade e Liderança” a cargo de Sandra Ribeiro, ex-presidente da CITE; e “Novas Lideranças – Mais Igualdade no Poder Local”, com Dalila Araújo, presidente adjunta do DNMS e investigadora FCT e a participação UMAR/Madeira.

A Escola de Verão contará ainda com a presença da Secretária-Geral adjunta do PS, Ana Catarina Mendes, Elza Pais, presidente do DNMS, e os membros do Governo: Eduardo Cabrita, ministro-adjunto do primeiro-ministro, e Catarina Marcelino, secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade.

Participam ainda nesta iniciativa do DNMS Carlos Pereira, presidente do PS/ Madeira, Sofia Cunha, vice-presidente do PS/Madeira, Mafalda Gonçalves, presidente do Departamento Regional das Mulheres Socialistas, Célia Pessegueiro, presidente da Comissão Política do DRMS da Madeira, e Olavo Câmara, presidente da JS Madeira.

De salientar que a ligação e abertura à sociedade civil será assegurada pela participação da UMAR Madeira e por investigadores da Universidade da Madeira.

Veja aqui o programa completo da Escola de Verão.

In Acção Socialista