fbpx

Produção industrial em Portugal aumenta mais do dobro dos países do euro


A produção industrial em Portugal cresceu 1,2% em junho face ao mês homólogo do ano passado, e 2% em relação ao mês anterior. Uma produção que supera a média dos países da zona euro.

Segundo revela o Eurostat, a produção das fábricas portuguesas cresceu 1,2% em Junho, em comparação com o mesmo mês do ano passado, uma evolução que é mais do dobro da subida média registada pelos países da zona euro, onde este indicador avançou 0,4% em termos homólogos. Na União Europeia, o crescimento foi de 0,5%.
Na região da moeda única, a subida da produção industrial justifica-se pelo aumento de 1,1% da produção de bens de capital, de 0,9% dos bens duradouros e não duradouros.
No entanto, a evitar um maior crescimento esteve a queda de 3,5% na produção de energia.
Na União Europeia, também foram os bens de capital os que mais impulsionaram o índice total de atividade da indústria.
Por outro lado, na comparação trimestral, Portugal também se destaca dos congéneres do euro. Por cá, a produção da indústria cresceu 2% em Junho face ao mês anterior, enquanto na zona euro o crescimento foi de 0,6%.
Na União Europeia, o crescimento foi de 0,5%, impulsionado sobretudo pelo desempenho de três países: Irlanda (7,1%), Bulgária (3,9%) e Grécia (3,8%). Em sentido contrário, as maiores quedas aconteceram na Estónia (-3,1%), Hungria (-2,3%) e Malta (-1,6%).

(in Acção Socialista)