fbpx

Novas oportunidades vão renascer com Qualifica


Mais um compromisso honrado: Os centros Novas Oportunidades, encerrados sem critério pelo anterior Governo de direita, vão renascer com o Executivo de António Costa, passarão a chamar-se Centros Qualifica e o seu número vai de novo aumentar.

Estes centros são a peça central dos processos de educação e formação de adultos.
Atualmente existem 240, mas até ao final do próximo ano estima-se que o seu número subirá para 300 em Portugal continental.
A expansão da rede dos centros de formação de adultos será anunciada pelo Governo nos próximos dias no âmbito do “relançamento” deste programa, que teve o seu ponto alto no primeiro Governo de José Sócrates, com o lançamento das Novas Oportunidades, mas “foi praticamente desmantelado” na anterior legislatura, segundo disse em Março o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.
Uma das apostas, de acordo com o Ministério da Educação, passará pelo relançamento dos cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA), mais exigentes do que no passado.
Segundo Tiago Brandão Rodrigues, este novo programa vai dirigir-se a todos os que “não tiveram oportunidade de estudar no tempo mais natural, mas também àqueles que, ainda sendo jovens, não conseguiram completar a escolaridade obrigatória”.

(in Acção Socialista)