home

Número de jovens que não estuda nem trabalha está a diminuir

Número de jovens que não estuda nem trabalha está a diminuir

O número de jovens portugueses que não estudam nem trabalham tem vindo a diminuir, sublinhou o secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita, adiantando que no segundo trimestre de 2013 a taxa era de 13,5% e atualmente, segundo o INE, está nos 9,2%.

Miguel Cabrita explicou que “entre o segundo trimestre de 2013 e o segundo trimestre de 2016, nestes últimos três anos, o número de jovens nesta situação diminuiu de cerca de 150 mil para aproximadamente 100 mil”.

Apesar da descida registada, o secretário de Estado garantiu que este é um valor que não satisfaz, mas que a realidade está a mudar.

“Há uma trajetória de melhoria do mercado de trabalho, que está a ter impacto na taxa de desemprego jovem, que depois de ter ultrapassado os 30% atualmente ronda os 26,9%”.

Miguel Cabrita reiterou que “a questão dos jovens no mercado de trabalho é prioritária para o atual Governo e estão em marcha medidas, ao nível do Instituto de Emprego e Formação Profissional, para identificar e perceber onde estão os jovens que não estudam nem trabalham”.

A estratégia de intervenção passa, num primeiro momento, pela melhoria e inovação das formas de identificação dos atuais e potenciais jovens que não estudam nem trabalham, designadamente através de campanhas de sensibilização ou por via da promoção da Plataforma Garantia Jovem na Internet.

Assim que forem identificados, importa depois assegurar a existência de ofertas de formação, qualificação ou de emprego que potenciem a integração futura destes jovens no mercado de trabalho, explicou o governante.

(In Acção Socialista)