home

José Medeiros Ferreira (1942-2014)

José Medeiros Ferreira (1942-2014)

José Medeiros Ferreira foi uma personalidade notável, destacando-se na vida intelectual, cívica e política do Portugal contemporâneo. 

Foi um resistente à ditadura e construtor do regime democrático, tendo sido deputado em diversas legislaturas no Parlamento nacional e no Parlamento Europeu entre 1985 e 1989,  e Ministro dos Negócios Estrangeiros do primeiro governo constitucional, chefiado por Mário Soares. Foi, aliás, o ministro dos Negócios Estrangeiros que trabalhou na elaboração da adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE). O seu desaparecimento é uma perda para a Democracia, para o Partido Socialista e para Portugal.

António José Seguro recorda José Medeiros Ferreira “como um Homem de vasta cultura, dotado de uma rara inteligência e como um príncipe da palavra. Medeiros Ferreira possuía um humor raro e um realismo apurado na análise da nossa vida contemporânea e serviu o nosso país e o ideal democrático, primeiro como resistente à ditadura e, depois, em democracia, como governante e como parlamentar, onde representou os seus Açores. Foi na condição de parlamentar que o conheci melhor e o passei a admirar, a estimar e a procurar as suas opiniões. Este é um dia muito triste para a sua família, a quem apresento condolências, para os seus amigos e para todos os socialistas.”

“O seu desaparecimento é uma perda relevante para o PS, para a democracia, para Portugal”, disse Alberto Martins, líder parlamentar do Partido Socialista. “Era uma personalidade ímpar, fulgurante, luminosa. É uma perda muito grande para todos e, por isso, quero endereçar as condolências à família e aos amigos, entre os quais me incluo”.

Nascido a 20 de fevereiro de 1942, José Medeiros Ferreira licenciou-se em História pela Universidade de Genebra, em 1972 (foi dirigente associativo e opositor a Salazar e esteve exilado na Suíça entre 1968 e 1974), e doutorou-se em História Institucional e Política pela Universidade Nova de Lisboa, em 1991. Entre 1972 e 1974 foi assistente na Faculdade de Ciências Económicas e Sociais da Universidade de Genebra e, entre 1981 e 1991, assistente convidado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa, onde, entre 1991 e 1999, foi professor auxiliar. Desde 1999 que era professor associado nesta instituição. Medeiros Ferreira foi membro do Instituto de História Contemporânea e presidiu ao Conselho Geral da Universidade Aberta. Em 1981 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique e, em 1989, com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.