home

Os candidatos no distrito de Aveiro

No próximo dia 1 de outubro realizam-se as eleições autárquicas, nas quais os portugueses vão poder escolher a governação dos seus concelhos, abrindo um importante novo ciclo do Poder Local no país.

O AS Digital dá a conhecer os candidatos do Partido Socialista à governação das autarquias do país, apresentando hoje os candidatos à presidência das 19 câmaras municipais do distrito de Aveiro.

ÁGUEDA
Paulo Seara

49 anos – Águeda. Funcionário CTT e Autarca. Presidente da União de Freguesias de Águeda e Borralha. Deputado Municipal. Presidente do Conselho Fiscal da Caixa de Crédito Agrícola do Baixo Vouga. Conselheiro geral da Associação Nacional de Freguesias (Anafre).

ALBERGARIA A VELHA
António Brito Silva

17/03/1948, Aguada de Baixo – Águeda. Advogado. Licenciado em Direito. Presidente Delegação de Albegaria-a-Velha da Ordem dos Advogados, Presidente da Assembleia Geral do Centro Social e Infantil de Águeda de Baixo. Vice-presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros de Albergaria-a-Velha. Presidente da Assembleia Geral do Clube de Campinho.

AROUCA
Margarida Belém

09/10/1961, Burgo – Arouca. Técnica Superior de Turismo. Licenciada em Turismo. Pós-graduada no desenvolvimento e gestão de destinos turísticos Vice-presidente da Câmara Municipal de Arouca, sendo responsável pelas áreas do Turismo, Educação, Cultura, Desporto e Ação Social. Presidente da Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro, Arada e Gralheira e da Associação Geoparque Arouca. Coordenadora dos serviços (administrativos, financeiros, técnicos/promoção) e chefe da Divisão de Promoção Interna e Externa.

AVEIRO
Manuel Oliveira de Sousa

27/08/1966, Oiã – Oliveira do Bairro. Docente do Ensino Básico e Secundário. Licenciado em Teologia, especializado em Ciências da Educação e Administração Escolar. Pós-graduado em História e Património Local e Mestre em História Cultural e Política. Vereador na Câmara Municipal de Aveiro. Professor na Escola Mário Sacramento, em Aveiro, tendo exercido funções na administração escolar.

CASTELO DE PAIVA
Gonçalo Jesus

02/11/1974, Castelo de Paiva. Técnico de INCI. Licenciado.

ESPINHO
Nuno Lacerda

06/10/1960, Rebordosa – Paredes, Espinho. Arquiteto e Docente universitário. Doutorado em Arquitetura. Professor Universitário, docente e investigador na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. Arquiteto pluridisciplinar, com produção e atividade profissional diversificada em diferentes campos de trabalho com projetos e obras construídas e premiadas em Portugal e no estrangeiro. Um dos autores de referência de uma nova geração de arquitetos docentes da Escola do Porto, cuja obra se distingue pela exploração de processos de inovação aplicadas ao projeto, à gestão e às novas tecnologias da construção dirigidas à Buildingsmart, Smartcities e Building Information Modeling.

ESTARREJA
Catarina Rodrigues

25/12/1969, Avanca – Estarreja. Professora. Licenciada em Educação Física. Mestre em Gestão Pública e Ciências da Educação – Administração e Políticas Educativas. Destacado percurso desportivo e associativo (andebol). Membro da Assembleia Municipal de Estarreja. Delegada Regional do IPJ de Aveiro. Diretora Regional do Instituto do Desporto de Portugal. Coordenadora do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

ILHAVO
Eduardo Conde

22/03/1961, Gafanha da Encarnação – Ílhavo. Gestor. Licenciado em Gestão de Empresas. Pós-graduação em Direito Bancário. Técnico Oficial de Contas desde e delegado do Sindicato dos Bancários do Norte. Presidente da Junta de Freguesia da Gafanha da Encarnação e membro da AMI e da CIRA. Desde muito jovem que se envolveu, como voluntário, no movimento associativo.

MEALHADA
Rui Marqueiro

09/06/1952, Ermesinde – Valongo – Porto. Economista. Licenciado em Economia.

MURTOSA
Jorge Bacelar

Médico Veterinário. Licenciado em Medicina Veterinária e exerce clínica de campo no concelho da Murtosa. Médico veterinário da Cooperativa Agrícola de Bunheiro/Murtosa. Membro da Assembleia Municipal e, no último mandato, vereador eleito pelo PS, à Câmara Municipal da Murtosa. Artista da fotografia. Tem mais de cinquenta trabalhos premiados, na modalidade de “Fotorreportagem” sendo de salientar vários prémios da UNESCO.

OLIVEIRA DE AZEMÉIS
Joaquim Jorge

54 anos. Engenheiro. Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e Computadores.

Empresário na área das tecnologias de informação e comunicação. Vereador da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, onde liderou durante 4 anos a oposição ao executivo camarário. Membro na Assembleia Municipal e foi reeleito como vereador da Câmara Municipal.

OVAR
Vitor Amaral

19/05/1959, Válega – Ovar. Advogado. Licenciatura em Direito. Pós-graduado em Direito do urbanismo. Participante em vários seminários e cursos, incluindo de jornalismo e teatro. Funcionário judicial. Empresário na área da administração de condomínios. Fundador de várias associações culturais e recreativas. Fundador do “Jornal de Válega” do qual foi diretor durante vários anos. Apresentador de televisão. Presidente da mesa da A.G. da maior coletividade da freguesia de Válega, o Centro Cultural e Recreativo de Válega. Presidente da Assembleia de Freguesia de Válega.

SANTA MARIA DA FEIRA
Margarida Gariso

21/08/1961, Santa Maria das Lamas, Santa Maria da Feira. Licenciada em Direito. Mestre em Gestão Pública. Membro da Assembleia de Freguesia de santa Maria das Lamas. Vereadora na Câmara Municipal de Santa Maria da Feira. Deputada na Assembleia da República. Membro da Assembleia Metropolitana do Porto. Diretora da Delegação distrital de Viação de Aveiro.

SÃO JOÃO DA MADEIRA
Jorge Sequeira

30/10/1972, Freguesia da Sé – Évora. Advogado. Licenciado em Direito. Presidente da Mesa da Assembleia Geral da ACAIS. Diretor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São João da Madeira. Presidente do Conselho Fiscal dos Ecos Urbanos. Chefe de gabionete do subsecretário de Estado da Administração Interna e Fernando Rocha Andrade.

SEVER DO VOUGA
António Coutinho

16/04/1961, Silva Escura – Server do Vouga. Professor. Licenciado em Educação Visual e Tecnologia. Presidente do Conselho Diretivo e Executivo da Escola EB 2.3 de Sever do Vouga. Autarca de Junta de Freguesia. Vereador da Câmara Municipal de Sever do Vouga com os pelouros da Educação, Turismo, Cultura, Juventude, Desporto, Ambiente e Ação Social. Vice-Presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro. Membro da Direção da Associação de Desenvolvimento Local das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira. Presidente da Associação de Promoção dos Pequenos Frutos

VAGOS
Ana Maria Vasconcelos

28/02/1950, Arganil. Advogada. Licenciada em Direito. Vereadora na Câmara Municipal de Vagos. Impulsionadora de um movimento contra a instalação de um aterro de resíduos tóxicos em Vagos. Membro da Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Vagos. Membro do Conselho Fiscal da empresa MAISVAGOS, a sociedade gestora dos parques empresariais de Vagos. Membro da Direção do Centro de Educação e Recreio de Vagos. Membro do Conselho Distrital da Ordem dos Advogados. Presidente da Direção da Associação de Pais da Escola EB23 de Vagos.

VALE DE CAMBRA
Nelson Martins

24/12/1962, São Paulo – Brasil. Professor. Licenciado em História e Ciências Socias. Especializado em Gestão e Administração de Estabelecimentos de Ensino. Pós-graduado em História Contemporânea; Gestão e Administração de Estabelecimentos de Ensino. Dirigente na ACR de Vale de Cambra e no Hóquei Académico de Cambra. Autor e co-autor de contos, poemas e livros de historiografia local, além de escrever artigos de opinião.

NOTA 1:
No concelho de Anadia, o Partido Socialista apoia a recandidatura de Teresa Cardoso, candidata independente e atual presidente da autarquia, dando sequência ao acordo celebrado após as eleições de 2013.

NOTA 2:
No concelho de Oliveira do Bairro, o Partido Socialista apoia a candidatura do movimento independente liderado por Fernando Silva.