home

Susana Amador sobre Educação

20160411_SusanaAmadorA presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Susana Amador, foi convidada pelo Diário de Notícias para redigir um artigo de opinião, ao qual intitulou «O poder local e a escola que sabem “ser aquilo que importa”!».

Susana Amador defende que “não basta falar de abertura da escola ao meio envolvente se não se estabelecer uma relação diferente entre educação formal e educação permanente, se a escola não for chamada a prestar serviços à sociedade, ou se a sociedade não compreender que a escola é uma instituição decisiva para a criação de uma cidadania esclarecida e atuante”.

Três questões são levantadas a meio do texto: “E hoje, onde estamos? Para onde vamos? O que queremos da escola, dos professores, das autarquias e da comunidade educativa?”, já que o Governo e o ministro da Educação não apresentaram nenhuma estratégia para a educação.

O Ensino Superior também é focado no artigo, uma vez que “o cenário é também de desalento, quer nos alunos (onde são milhares que poderão deixar a Universidade por falta de recursos financeiros) quer na classe docente (dado que os professores sentem que o seu valor-trabalho está ao nível do rating da dívida pública) ”.