home

Governo vai manter restrições na Grande Lisboa por mais duas semanas

Governo vai manter restrições na Grande Lisboa por mais duas semanas

A ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, anunciou ontem que o Executivo vai manter por mais 15 dias as situações de alerta para a maior parte do país, de contingência para a Área Metropolitana de Lisboa e de calamidade para 19 freguesias, todas no distrito de Lisboa.

Notícia publicada por:

Governo vai manter restrições na Grande Lisboa por mais duas semanas

A decisão foi tomada depois de o Governo ter ouvido os presidentes dos municípios de Lisboa, Sintra, Loures, Amadora e Odivelas, onde se localizam as 19 freguesias mais afetadas. “Em todos estes cinco concelhos, nos últimos sete dias, pode-se verificar uma tendência decrescente dos novos casos. Esta é uma tendência que importa consolidar e não estamos em condições de ficar descansados, ela carece de um forte acompanhamento”, assinalou a governante em conferência de imprensa.

Segundo referiu, a incidência de novos casos por cada 100 mil habitantes nesses concelhos desceu dos 154 para os 121.

Sobre o trabalho das 18 equipas multidisciplinares no terreno, Mariana Vieira da Silva revelou que ao longo destas últimas duas semanas foram contactadas 3.100 pessoas. “Isso permitiu garantir que fazemos hoje todos os inquéritos nas primeiras 24 horas, que há inquéritos epidemiológicos no fim-de-semana e que tivemos uma forte redução dos casos incontactáveis”, disse.

“Em geral, há um cumprimento das orientações e, sempre que não existe, as forças de segurança têm de estar regularmente a garantir que as regras sejam cumpridas”, sublinhou.

Relativamente ao nível de ocupação das unidades de cuidados intensivos e das camas de internamento nos hospitais da Área Metropolitana de Lisboa, a ministra da Presidência asseverou que “a situação está muito controlada”: “Estamos na ordem da metade das camas previstas para a doença da Covid-19. Do ponto de vista da capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde, a situação está controlada”.

Com a manutenção das situações de contingência na Área Metropolitana de Lisboa e de calamidade nas 19 freguesias, em vigor desde 1 de julho, continuam as restrições associadas, como a obrigação de encerramento da generalidade dos estabelecimentos comerciais às 20 horas, a proibição de venda de álcool nas estações de serviço e a limitação de ajuntamentos até 10 pessoas na Área Metropolitana de Lisboa e de cinco pessoas nas 19 freguesias.