home

Governo lança linha 112 para cidadãos surdos

Governo lança linha 112 para cidadãos surdos

O Governo lançou uma linha de atendimento de emergência para cidadãos surdos. O novo serviço funciona através de videoconferência e por sms.

Notícia publicada por:

Prestação social para a inclusão alargado a crianças e jovens

Esta segunda-feira, foi lançada uma linha de atendimento de emergência para cidadãos surdos. Trata-se da aplicação MAI112, a qual já está disponível para download através do site 112.pt e em breve poderá ser descarregada diretamente nos smartphones através da Play Store (Android) e App Stores (iOS).

A sessão de lançamento, que teve lugar ontem, em Oeiras, contou com a presença da secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, e com o secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves.

O novo serviço de atendimento funciona através de videoconferência entre a pessoa surda que necessita de ajuda, o operador do centro de orientação de doentes urgentes e por um intérprete de Língua Gestual Portuguesa que fará a tradução.

Esta aplicação inclui também o sistema de geolocalização, que permite que o operador saiba a localização precisa da pessoa que efetua a chamada. Através da aplicação é também possível comunicar com o operador através do envio de uma mensagem de texto (SMS).

Este novo serviço é gratuito e funciona em permanência em todo o território nacional, para cidadãos portugueses ou estrangeiros. Para utilizar o serviço basta ter acesso à internet e fazer a instalação da aplicação no telemóvel.

Este projeto inovador foi desenvolvido pelo Ministério da Administração Interna e pela Secretaria de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência e contou com o apoio da Federação Portuguesa das Associações de Surdos.