home

Governo garante nova ala pediátrica para o São João

Governo garante nova ala pediátrica para o São João

O reforço do orçamento da Saúde decidido pelo Governo permitirá lançar não só o concurso para a nova ala pediátrica do Hospital de S. João, no Porto, mas também a construção de cinco novos hospitais de raiz e avançar com um conjunto de obras em unidades hospitalares em todo o país, garantiu hoje, em Gondomar, o primeiro-ministro.

Notícia publicada por:

Governo garante nova ala pediátrica para o São João

Falando esta manhã na inauguração de uma nova unidade de saúde na freguesia de Baguim do Monte, no concelho de Gondomar, distrito do Porto, o primeiro-ministro anunciou que, como resultado do reforço que é proposto no OE2019 para a saúde, vai ser possível avançar com a construção de raiz de cinco novas unidades hospitalares a situar no norte, centro e sul do país, intervir na recuperação e modernização de alguns hospitais importantes e abrir concurso para que uma nova ala pediátrica seja inaugurada no Hospital de S. João, na cidade do Porto.

A propósito desta última iniciativa, o primeiro-ministro, que estava acompanhado pela nova ministra da Saúde, Marta Temido, lembrou que o Governo tinha já autorizado no passado mês de setembro a administração do Centro Hospitalar Universitário de São João a lançar o concurso para a conceção e construção das novas instalações do Centro Pediátrico, lembrando que essa autorização foi concedida através de um despacho, publicado no Diário da República, e assinado pelo ministro das Finanças, Mário Centeno, e pelo anterior ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.

O chefe do Governo teve ainda ocasião para responder às reivindicações dos técnicos de saúde que trabalham naquela unidade pediátrica do S. João, que há muito reclamam por obras ou por uma nova unidade pediátrica, lembrando-lhes que um equipamento desta envergadura “exige algum tempo para que possa ser bem planeado”, garantindo que o Governo está “empenhado em conseguir responder o mais depressa possível” aos pais e às crianças e a todos os trabalhadores daquela unidade hospitalar.

Rever o projeto

Também a nova titular da pasta da Saúde interveio nesta cerimónia, tendo Marta Temido garantido que o projeto que existe para a nova ala pediátrica do S. João tem já “alguns anos” pelo que houve necessidade de o rever, referindo a governante que o centro hospitalar está com as equipas técnicas a analisar já um projeto alternativo, que “ainda não está completo”, mas que em breve, quando for anunciada a abertura do concurso para a nova obra, haverá notícias que certamente vão agradar a todos.