home

Governo equilibra respiração da sociedade com respiração económica

Governo equilibra respiração da sociedade com respiração económica

O vice-presidente da bancada do PS José Luís Carneiro elogiou hoje, em nome do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, “as decisões firmes e sensatas do primeiro-ministro e do Governo fazendo face àquilo que tem sido uma exigência extraordinária para o Estado e para a sociedade portuguesa”.

Notícia publicada por:

Governo equilibra respiração da sociedade com respiração económica

Durante o debate quinzenal com a presença do primeiro-ministro, o também Secretário-geral adjunto do PS sublinhou “a sabedoria” de um equilíbrio difícil de fazer mas que tem vindo a ser conseguido pelo Executivo: “O equilíbrio sempre instável entre o exercício de autoridade democrática e, ao mesmo tempo, a salvaguarda das liberdades pessoais, das liberdades culturais, das liberdades sociais e também da liberdade económica”.

Desde a primeira hora que o Governo demonstrou “preocupação com a respiração da sociedade, mas também com a respiração da economia”, e há várias medidas que o comprovam. José Luís Carneiro mencionou o ‘lay-off’ como uma das medidas “importantes e com efeitos nas nossas vidas”, uma vez que “salvaguardou perto de um milhão de trabalhadores”.

“As linhas de crédito de mais 3.400 milhões de euros para injetar liquidez nas empresas”, a importância do “apoio aos sócios das pequenas e médias empresas garantido pelas medidas adotadas”, e a “agilização e simplificação das medidas que têm em vista o reembolso dos fundos comunitários aos micro, pequenos e médios investidores da nossa economia local e da nossa economia regional” foram aplaudidas pelo socialista.

Também o apoio às atividades do setor do agroalimentar, da comercialização e da distribuição, e o “esforço de acompanhamento do nosso sistema científico nacional, permitindo às empresas reorientarem as suas atividades produtivas para fazerem face às necessidades de saúde pública nacional” mereceram o destaque de José Luís Carneiro.

“Não queria deixar de referir a importância do esforço do primeiro-ministro, do ministro das Finanças, do ministro dos Negócios Estrangeiros para garantir que a Europa tenha dado uma resposta de emergência e que esteja a trabalhar para uma resposta de recuperação económica e social”, concluiu o Secretário-geral adjunto do Partido Socialista.