home

Governo dedica 20M ao investimento no Mar

Governo dedica 20M ao investimento no Mar

O Executivo de Vasco Cordeiro reforça estratégia de aproveitamento do Mar para o desenvolvimento do Faial e da Região através de investimentos em equipamentos estruturantes.

Notícia publicada por:

Governo dedica 20M ao investimento no Mar

O Governo Regional dos Açores, liderado pelo socialista Vasco Cordeiro, vai lançar os concursos para a segunda fase da requalificação do porto comercial da Horta e, ainda, para a construção do novo edifício de apoio às atividades marítimo-turísticas, num investimento global de cerca de 20 milhões de euros.

O anúncio foi feito ontem, no Faial, pelo presidente do Governo dos Açores, numa sessão realizada no âmbito da visita de trabalho do Executivo regional açoriano àquela ilha do arquipélago.

Deste modo, o Governo regional liderado pelo PS pretendeu “simbolizar o prosseguimento de um compromisso político de investir na relação do Faial com o Mar, criando condições para que essa relação se possa traduzir, cada vez mais, num fator de desenvolvimento da ilha e da Região”, afirmou Vasco Cordeiro.

Na apresentação dos investimentos, Vasco Cordeiro informou que “cumpridas as formalidades que decorrem da lei, nomeadamente as questões relativas à revisão do projeto e ao impacto ambiental, pretendemos que os concursos públicos destas empreitadas avancem”.

Os dois projetos anunciados representam “um valor de investimento que, no seu total, chega perto dos 20 milhões de euros. Nos últimos oito anos, foram investidos cerca de 44 milhões de euros aqui, em infraestruturas portuárias na cidade da Horta”, sublinhou o presidente regional.

A requalificação do porto comercial da Horta irá permitir duplicar a capacidade da marina, dando assim “resposta à clara via de afirmação do Faial e dos Açores no âmbito internacional”, referiu Vasco Cordeiro.

Por seu lado, o investimento na construção do novo edifício das marítimo-turísticas irá concretizar uma resposta, não apenas ao nível do desenvolvimento que esta atividade tem registado ao nível do Faial, mas também por toda a Região.

“Em 2013, o número de empresas de animação turística – terrestres e marítimas – andava à volta das 140 nos Açores. Esse número teve um crescimento de 185 por cento, com perto de 400 empresas desta atividade atualmente no mercado”, disse o chefe do Executivo açoriano.

“Estes investimentos que aqui foram apresentados devem também ser relacionados com duas outras iniciativas que são particularmente importantes: a Escola do Mar dos Açores, que tem as suas obras em fase de conclusão, e o Observatório Oceânico, que se pretende instalar aqui no Faial”, declarou o presidente do Governo Regional.

Os investimentos fazem parte integrante da estratégia que “tem sido prosseguida, e que tem ainda passos a ser concretizados”, com vista a “constituir o Mar como um dos grandes vetores de desenvolvimento da ilha e da Região”, concluiu Vasco Cordeiro.