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Governo avança com Centro de Competências Digitais

Governo avança com Centro de Competências Digitais

Dotar os serviços do Estado de recursos especializados e, simultaneamente, reduzir a contratação de serviços externos são os objetivos centrais do novo Centro de Competências Digitais da Administração Pública (TicAPP).

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Governo avança com Centro de Competências Digitais

A notícia deste segundo centro de competências – o primeiro foi na área dos serviços jurídicos – foi avançada recentemente pelo primeiro-ministro, sendo concretizado agora, mediante resolução do Conselho de Ministros.

Após a mais recente reunião do Governo, a ministra da Presidência explicou aos jornalistas que a criação do TicAPP visa “dotar a Administração Pública de mais recursos especializados de forma a melhorar o seu projeto de transformação digital”.

Segundo pode ler-se no comunicado do Conselho de Ministros, o Executivo liderado por António Costa quer também diminuir o volume de contratações de serviços externos nas áreas das tecnologias de informação e comunicação, “com correspondentes ganhos de eficiência e eficácia”.

“Ao TicAPP caberá fazer o levantamento e melhoria dos vários sistemas de informação existentes, assim como o apoio às diferentes áreas governativas na modelação, otimização, simplificação e integração do recurso a tecnologias”, esclarece o documento.

Para concretizar esta medida, o Governo socialista aprovou a equiparação da Agência para a Modernização Administrativa (AMA) a entidade pública empresarial, de forma a “permitir a instalação e funcionamento do TicAPP como grupo de projeto no âmbito da AMA”.