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Governo aposta na mobilidade ativa

Governo aposta na mobilidade ativa

O Governo aprovou esta quinta-feira, em sede de Conselho de Ministros, a Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável (ENMAC) 2020-2030, a qual contempla “mais de 50 medidas” a implementar durante a próxima década.

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Governo aposta na mobilidade ativa

A Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável (ENMAC) 2020-2030 representa “um compromisso para a próxima década e independente de ciclos políticos, assegurando a promoção do uso da bicicleta, a consequente adoção de hábitos de vida mais saudáveis e o investimento na construção de ciclovias”, afirma o comunicado do Conselho de Ministros.

No âmbito desta Estratégia, o Governo quer “reconhecer a bicicleta como uma peça fundamental da cadeia de mobilidade, cada vez mais acessível, diversificada, segura e adaptada às necessidades e trajetos da população”.

Além dos benefícios para a saúde, “o aumento do uso da bicicleta será essencial para aliviar o congestionamento rodoviário, reduzir o ruído, diminuir as emissões de gases com efeito de estufa e libertar espaço público atualmente ocupado pelos automóveis”, refere a nota oficial.

A ENMAC 2020-2030 visa, ainda, “garantir os compromissos nacionais e internacionais assumidos por Portugal no domínio da sustentabilidade, dos quais se destaca o Acordo de Paris”.

A Estratégia prevê “mais de 50 medidas ao longo da próxima década, no âmbito da promoção do uso da bicicleta, investimento na construção de ciclovias e aposta na mudança de hábitos dos portugueses”, avança o gabinete do ministro do Ambiente e da Transição Energética.

Para alcançar o objetivo de dispor de dez mil quilómetros de ciclovia até 2030, “será preciso construir oito mil quilómetros de ciclovia numa década”, visto que, “existem atualmente cerca de dois mil quilómetros construídos de ciclovia no país”, disse o Ministério.

Estre os objetivos da Estratégia estão também o aumento percentual das deslocações em bicicleta no território nacional de 1% para 7,5%, (valor da atual média europeia) e a redução para metade os acidentes na estrada com peões e ciclistas.

A inclusão do ciclismo como matéria extracurricular do 1º ciclo ao secundário, a avaliação do alargamento da cobertura do seguro escolar para as viagens dos alunos entre casa e estabelecimento de ensino, o fomento de sistemas públicos de bicicletas partilhadas e a introdução de matéria específica nas escolas de condução, para consciencializar os alunos dos cuidados a ter na estrada com ciclistas e peões, elementos mais vulneráveis na rodovia, são também medidas inscritas na ENMAC.