home

Gabinete de Estudos prepara programa do PS

Gabinete de Estudos prepara programa do PS

Preparar o programa eleitoral do PS é o objetivo central do Gabinete de Estudos, uma estrutura permanente de investigação e apoio técnico do partido coordenada por João Tiago Silveira.

Notícia publicada por:

Gabinete de Estudos prepara programa do PS

O Gabinete de Estudos do PS, cujo regulamento foi aprovado na última Comissão Política, tem também como competências: estudar temas relevantes para a definição das propostas; promover a elaboração de estudos científicos necessários à definição das posições e propostas; realizar debates, reuniões e conferências.

Um programa claro e participado

O Gabinete de Estudos pretende elaborar o programa com a participação de militantes, simpatizantes e demais interessados em dar o seu contributo. Esta metodologia garante um maior grau de compromisso e mais proximidade com os cidadãos.

As medidas concretas a incluir no Programa do PS serão calendarizadas e os impactos e resultados esperados das políticas serão publicamente assumidos no documento.

Por outro lado, o PS vai lançar as bases de um programa eleitoral participativo, seguindo os bons exemplos dos orçamentos participativos de alguns municípios.

Os cidadãos serão chamados a apresentar propostas concretas para o programa eleitoral do PS. Depois, nalgumas áreas selecionadas, serão colocadas à votação várias alternativas que se enquadrem nos princípios do PS, para que os cidadãos possam escolher a que preferem. As alternativas mais votadas serão incluídas no programa eleitoral.

“A ideia é utilizar os novos instrumentos de participação política e de abertura do PS à sociedade”, sublinha João Tiago Silveira.

Outra novidade prende-se com o objetivo de o Gabinete de Estudos apresentar um programa claro, que vai explicar e identificar, em linguagem clara e acessível ao cidadão, o que é diferente do PSD/CDS. “Nós vamos mostrar muito bem qual a diferença entre a proposta do PS e as políticas que foram seguidas pelos partidos da maioria”.

Programa eleitoral na Primavera

De salientar ainda que, de acordo com o compromisso assumido pelo secretário-geral do PS, António Costa, o programa eleitoral será apresentado até ao final da Primavera.

Quanto ao trabalho realizado pelo LIPP, será aproveitado e todos os que participaram são convidados a continuar a contribuir e reforçar a sua participação.