home

Exposição “Maio de 68: do poético ao politico”

Exposição “Maio de 68: do poético ao politico”

Sugestão de Margarida Marques

Notícia publicada por:

Exposição “Maio de 68: do poético ao politico”

A exposição Maio de 68: do poético ao político é apresentada no espaço atmosfera m.
A exposição restitui-nos documentos pessoais deixados à guarda do Comité Revolutionnaire d’Agitation Culturelle. Restitui-nos a utopia que encheu paredes (slogans e cartazes). Restitui-nos o traço jocoso de cartonistas como Wolinski (que foi morto no ataque terrorista ao jornal Charlie Hebdo). Restitui-nos a violência das cargas policiais e a destruição das ruas através de fotografias. Assim dizem os organizadores na folha de sala da exposição.
Mostra jornais: o Action e o l’Enragé; o Rouge e o Lutte Ouvrière de inspiração trotskista; o La Cause du Peuple e Ligne Rouge, que se reclamavam do maoismo; o le Monde Libertaire, l’Insugé e Action directe, anarquistas. Revistas como a Cahiers de Mai. O Lutte Socialiste, editado pelo Partido Socialista Unificado de Pierre Mendes-France e Michel Rocard. Mas também as primeiras páginas do Diário de Noticias e do Diário de Lisboa nos dias do inicio do movimento em Paris.
Pode ainda ver o filme Mai 68, un étrange printemps ou Mai 68, il y a 25 ans
Uma documentação imensa, propriedade de José Manuel Rebelo e também Manuel Anta, que merece a pena visitar no momento em que se recordam 50 anos dos Movimentos Estudantis de Maio de 68.

A exposição é organizada pela Associação de Estudos Comunicação e Jornalismo. Poderá ser vista no Espaço “atmosfera m”, Rua Castilho, 5 até final de Junho.