home

Experiência, energia e sangue novo para Lisboa

Experiência, energia e sangue novo para Lisboa

Fernando Medina apresentou as listas socialistas à presidência da Câmara da Assembleia Municipal e das freguesias de Lisboa, falando numa equipa que combina “experiência e sangue novo”.

Notícia publicada por:

Experiência, energia e sangue novo para Lisboa

Falando no Parque Quinta das Conchas, o cabeça de lista à liderança do município da capital sublinhou que “há muitos que não sabem a impressionante dimensão deste movimento cívico e político, mas nas listas, entre efetivos e suplentes, nós vamos ter mais de 840 candidatos, o que é uma extraordinária manifestação de compromisso e de participação

Segundo Medina, esta é uma “grande equipa”, que “leva mais longe do que qualquer outra no passado o valor da igualdade entre homens e mulheres”.

“Pela primeira vez, temos o mesmo número de candidatos às juntas homens e mulheres [12 cada]”, enfatizou, acrescentando que, no que toca aos candidatos efetivos à Câmara, “40% são mulheres”.

Este, de resto, é “um valor muito superior ao que a lei determina e que também acontece pela primeira vez” à autarquia, notou.

Além disso, salientou, existe “paridade completa nos dois principais órgãos”, a Câmara e a Assembleia Municipal, uma vez que que a candidata a esta última estrutura volta a ser Helena Roseta.

Focando-se na lista da Câmara, Fernando Medina evidenciou que esta “combina experiência com energia e sangue novo”, já que metade dos candidatos efetivos estão, pela primeira vez, a concorrer.

De referir que, dos 17, existem outros seis que se voltam a candidatar.

Intervindo na sessão de apresentação das listas socialistas para Lisboa, o autarca assinalou que “foi preciso [a maioria socialista que governa há 10 anos] pegar nesta cidade em ombros para a levantar do chão”, dada a situação económica em que estava.

Depois de esta maioria ter “governando bem”, continuou, os lisboetas têm uma “escolha muito simples” a fazer, entre “continuar a andar” ou “andar para trás”.

Uma “equipa plural”

Naquela em que é pela primeira vez cabeça de lista à autarquia, Fernando Medina escolheu como número dois o atual vice-presidente, Duarte Cordeiro, seguindo-se Paula Marques, Manuel Salgado, João Paulo Saraiva, Catarina Vaz Pinto e José Sá Fernandes, que detêm, respetivamente, os pelouros da Habitação, do Urbanismo, das Finanças, da Cultura e da Estrutura Verde.

A estes juntou Carlos Manuel Castro, décimo na lista, que é vereador da Segurança.

Das novas entradas, fazem parte Miguel Gaspar, Maria do Carmo Gomes, Henrique Silva, Maria Begonha, Rui Franco, Ricardo Veludo, Isabel Mendes Lopes, Floresbela Mendes Pinto e Bárbara Bulhosa.

Esta é, para Medina, uma “equipa plural, composta por mulheres e homens de origens e convicções diferentes”, que terá como prioridades o crescimento da economia, a melhoria dos transportes públicos e a garantia do direito à habitação.