home

Estudantes do ensino superior com mais 600 camas disponíveis

Estudantes do ensino superior com mais 600 camas disponíveis

O alojamento para estudantes do ensino superior aumentou 4% face ao ano letivo anterior. São cerca de 16 mil camas disponíveis em todo o país, das quais 1400 foram criadas nos últimos quatro anos.

Notícia publicada por:

Estudantes do ensino superior com mais 600 camas disponíveis

Os estudantes do ensino superior dispõem de mais 595 novas camas, o que corresponde a um aumento de 4% comparativamente ao ano letivo 2017/2018, quando existiam 15 370 camas. Nos últimos quatro anos, foram criadas mais de 1400 novas camas a preços regulados para alojar os alunos do ensino superior, o que permitiu inverter a tendência registada até 2015.

“Este reforço no alojamento para estudantes do ensino superior deve-se a um esforço conjunto desenvolvido no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES) que envolve pousadas da juventude, infraestruturas militares, dioceses e misericórdias, entre outros parceiros”, revela o Governo liderado por António Costa.

Trata-se de “um aumento inédito na oferta do alojamento para estudantes a preços regulados, designadamente de 19% no Porto e de 11% em Lisboa, permitindo responder no imediato a necessidades de alojamento”. Isto, acrescenta a mesma nota, “enquanto decorrem obras de remodelação de imóveis públicos ao abrigo do Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado, e as iniciativas das instituições de ensino superior e das autarquias”.

No âmbito do “Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, foram iniciados vários processos de obras de remodelação de imóveis públicos, estando previstas, ainda em 2019, várias obras que permitirão disponibilizar mais 3200 camas”.

O Governo pretende que sejam ainda criadas mais 12 mil camas nos próximos quatro anos no âmbito do PNAES, o qual “envolve as instituições de ensino superior e as autarquias, para além de outras entidades, incluindo pousadas da juventude, infraestruturas militares, dioceses e misericórdias”.

“As obras em curso e a iniciar até ao final de 2020, permitirão que, nesse ano, estejam disponíveis mais 2500 camas, enquanto em 2021 estarão disponíveis mais 2700 camas. Estes dados evoluirão de acordo com a execução do PNAES, que tem como objetivo para os próximos 4 anos aumentar em 12 mil a oferta do número de camas em todo o país”, por forma a criar um parque de alojamento para os estudantes do ensino superior com 30 mil camas até 2030.