home

Encontro Ciência 2017

Encontro Ciência 2017

No ano em que se comemoram os 20 anos da criação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), e os 50 anos da criação da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT), este encontro Ciência 2017 foi concebido para promover o debate alargado e transdisciplinar dos principais temas e desafios da agenda científica atual.

Opinião de:

Encontro Ciência 2017

Inscreveram-se neste encontro, que se realizou no Centro de Congressos de Lisboa durante três dias (3 a 5 de julho), mais de quatro mil investigadores, empreendedores e outros atores da sociedade em geral.

O programa “foi construído com base numa solicitação a todas as unidades de investigação e Laboratórios de Estado de propostas livres bottom-up que foram depois organizadas” em agendas temáticas, sessões paralelas e sessões plenárias. Pela primeira vez houve um país convidado – a Índia. Houve perto de 80 sessões paralelas cobrindo praticamente todos os domínios do conhecimento, das ciências naturais às sociais e às humanidades. As sessões plenárias debruçaram-se sobre as Competências Digitais, a Diplomacia, o Cancro e as interações com a Europa e o Mediterrâneo.

Os Grupos Parlamentares da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência fizeram-se representar pelos deputados Porfírio Silva (PS), Margarida Mano (PSD), Luís Monteiro (BE), Ana Rita Bessa (CDS-PP) e Ana Mesquita (PCP). As suas intervenções concisas e muito atuais, foram muito bem-recebidas pelos participantes, muitos dos quais nos transmitiram o seu desejo de um maior diálogo com os deputados da Assembleia da República.

Nas democracias, a solidez do trabalho parlamentar depende criticamente da qualidade da informação acessível. Todos percebem que essa informação deve ser atual, imparcial, robusta e crítica. Avaliar os possíveis impactos sociais, económicos e ambientais do novo conhecimento e das suas aplicações deve fundamentar toda a legislação que se quer responsável. Numa altura em que os desafios nacionais, europeus e globais necessitam de um diálogo cada vez maior, e mais difícil, entre diferentes domínios do conhecimento, encontros desta natureza são fundamentais para estimularem essas interações.  O balanço final confirmou plenamente essa necessidade.

Com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o encontro foi organizado pela FCT em colaboração com a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e com a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência. O próximo encontro ficou já planeado para a primeira semana de julho em 2018. Marquem nos vossos calendários.