home

Defesa Nacional lança novos portais apostando na comunicação e informação

Defesa Nacional lança novos portais apostando na comunicação e informação

O Ministério da Defesa Nacional criou dois novos portais. Melhorar “a comunicação e o acesso à informação” são objetivos apontados pelo ministro João Gomes Cravinho.

Notícia publicada por:

Defesa Nacional lança novos portais apostando na comunicação e informação

O Ministério da Defesa Nacional criou dois novos portais: um dedicado aos assuntos gerais e outro ao recrutamento militar. O portal da Defesa centraliza “as diferentes entidades deste universo num só espaço”, funcionando “como uma porta de entrada para os sites do EMGFA, Marinha, Exército e Força Aérea, evitando redundâncias”, disse o ministro João Gomes Cravinho, durante a sessão de apresentação realizada, ontem, em Lisboa.

Neste novo portal da Defesa estão ainda agregados “novos espaços digitais, como a Inspeção-Geral de Defesa Nacional e a Polícia Judiciária Militar”, referiu Gomes Cravinho, acrescentando que a plataforma dá “lugar à Liga dos Combatentes, à Comissão Portuguesa de História Militar e à Cruz Vermelha Portuguesa, para que comuniquem, se deem a conhecer e possam partilhar as suas novidades através desta plataforma centralizada”, afirmou.

Na sua intervenção, o governante agradeceu “o valioso contributo dado pelas 17 entidades que juntámos à volta da mesa na realização do portal da Defesa Nacional”.

Portal do recrutamento

Por seu lado, “o portal do recrutamento é uma ferramenta de comunicação mais eficaz no apoio ao Recrutamento” e também mais “direcionada para os jovens”, esclareceu o ministro.

O responsável pela pasta da Defesa sublinhou que “as perceções e a comunicação são a base para um recrutamento de qualidade”, pelo que, é fundamental que exista uma comunicação clara e uma plataforma única onde os jovens possam obter a informação que procuram de uma forma intuitiva.

Para o governante, o novo portal “é uma ferramenta urgente e importante” porque contribui para esbater “as discrepâncias de perceção destes jovens, entre a informação recebida antes do ingresso e a realidade profissional que encontram”, afirmou.

“Ambos os portais concorrem para as políticas de modernização administrativa do Governo, sendo que o portal do recrutamento é uma medida do Programa Simplex+, à semelhança do portal das Instituições de Memória que apresentámos no início deste ano”, disse o governante.

O ministro salientou igualmente o facto dos dois novos portais terem sido desenvolvidos “com os valiosos recursos humanos que as Forças Armadas e o Ministério da Defesa têm à sua disposição”.

Ainda na sessão, o ministro disse preconizar “uma Defesa Nacional que se dá a conhecer com mais transparência e rigor, contribuindo para a democratização e disseminação do conhecimento, com melhor acesso à informação, derrubando barreiras, desconstruindo mitos e dialogando com os cidadãos”.