home

Crescer com as pessoas: mais investimento e mais inclusão

Crescer com as pessoas: mais investimento e mais inclusão

O reforço da coesão social, o investimento no futuro, a recuperação e modernização da economia, foram os temas dominantes que marcaram um debate profícuo nas jornadas parlamentares do PS, em Gaia.

Notícia publicada por:

Crescer com as pessoas: mais investimento e mais inclusão

O primeiro painel, subordinado ao tema Valorizar as pessoas: reforçar a coesão social e investir no futuro, serviu de palco a um conjunto de intervenções centradas na proteção social e na aposta na educação como respostas necessárias a um aumento drástico da pobreza e ao retrocesso nas políticas sociais, o resultado devastador que a acção do actual Governo trouxe nos últimos 4 anos às condições de vida dos portugueses.

A valorização das pessoas precisa de um Estado comprometido com o bem-estar dos cidadãos e patamares mínimos de protecção social
Fernanda Rodrigues
Presidente da Associação dos Profissionais de Serviço Social

Precisamos de um programa pela cidadania como forma de erradicação da pobreza, assente em pilares como a educação, saúde, formação, emprego e empreendedorismo
Padre Lino Maia
Presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade

A crise aumentou o risco de uma larga margem da população viver permanentemente fora do mercado de trabalho
Palmira Macedo
Economista

Precisamos de um novo programa para a formação de adultos, matéria em que recuámos 15 anos
Augusto Santos Silva
Professor universitário

O reforço da competitividade económica e o relançar de uma economia de escala nacional e internacional foi o segundo grande eixo temático das jornadas, debatido no painel subordinado ao tema Investir: recuperar e modernizar a economia. Oportunidades no Quadro Europeu. Uma agenda europeia capaz de reintegrar o investimento, o plano estratégico nacional Portugal 2020, a mobilização dos recursos nacionais, os pilares para o crescimento, o acesso ao financiamento e a aposta em plataformas estratégicas, como a ferrovia, o mar e as redes energéticas, foram os tópicos abordados.

O investimento está a entrar na agenda europeia com a mudança de Barroso para Juncker na Comissão Europeia
Elisa Ferreira
Eurodeputada

Se demorarmos o investimento estaremos a condenar os sectores de actividade ao declínio
Paulo Vaz
Director da Associação Têxtil e vestuário de Portugal

O crescimento económico é essencial para a justiça social
José Manuel Fernandes
Empresário

O Estado pode criar um ambiente mais favorável às empresas exportadoras: investir em redes digitais, na ferrovia, no mar e nas redes energéticas
António Barros
Vice-presidente da CIP

Portugal precisa de um novo horizonte de esperança. Um caminho que inverta a atual dinâmica de empobrecimento e que reforce a proteção social. Os portugueses precisam de uma economia mais competitiva e de um Estado mais justo e solidário.

O Partido Socialista reforça-se nestas jornadas parlamentares como o maior referencial de confiança dos portugueses na alternativa política aos partidos do Governo.

Veja aqui as conclusões das jornadas parlamentares

*Com Paula Esteves em Vila Nova de Gaia.