home

CP aumenta oferta com requalificação de material circulante adquirido a Espanha

CP aumenta oferta com requalificação de material circulante adquirido a Espanha

18 de 51 carruagens usadas que a CP comprou à congénere espanhola Renfe já estão nas oficinas de Guifões, em Matosinhos onde depois de modernizadas e devidamente adaptadas à realidade do transporte ferroviário nacional entrarão em funcionamento entre dezembro e janeiros de 2021 na inauguração da requalificada da Linha do Minho.

Notícia publicada por:

CP aumenta oferta com requalificação de material circulante adquirido a Espanha

A CP (Comboios de Portugal) acaba de receber nas oficinais de Guifões, no concelho de Matosinhos, as primeiras 18 carruagens de um lote total de 51vendidas pela companhia de caminhos de ferro espanhola Renfe a Portugal por 1,65 milhões de euros, um custo que para o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santo, é bastante competitivo, lembrando que o preço de uma carruagem nova andará, “para mais e não para menos”, à volta do milhão de euros.

Trata-se de uma encomenda de material circulante que estava disponível em Espanha e que vem colmatar “no curto prazo” as necessidades imediatas da CP, como referiu o ministro Pedro Nuno Santos, assinalando durante a visita que efetuou às instalações de Guifões tratar-se de um investimento, contando com a requalificação, que rondará os “sete a oito milhões de euros”, sendo que estas unidades adquiridas no país vizinho vão ser postas a circular nas linhas de intercidades e regionais, podendo circular a “200 quilómetros por hora”.

Segundo o governante, com esta compra à Renfe, a CP sobe a sua oferta em mais de 50%, designadamente nas linhas servidas pelos comboios intercidades, garantindo que só no último ano “fez-se na ferrovia aquilo que não se fez durante décadas”.

Neste sentido, Pedro Nuno Santos, que estava acompanhado, entre outras personalidades, pela presidente da autarquia de Matosinhos, Luísa Salgueiro, depois de recordar uma recente visita que fez à fábrica de Guifões em janeiro passado, lembrando que o panorama com que se deparou na altura “era de uma fábrica vazia” ao contrário de agora que “está cheia e a trabalhar a toda a força”, passando de uma “oficina encerrada para uma oportunidade de negócio”, deixou a garantia de que Portugal está a trabalhar no lançamento de outros concursos para a compra de mais material circulante para a ferrovia nacional, assinalando que o parque ferroviário português é neste momento um dos mais antigos da Europa.

O ministro mostrou ainda satisfação não só pelo “excelente trabalho” que as oficinas da CP estão a fazer na modernização das carruagens, que vão “apetrechar as linhas regionais e intercidades”, como pelo trabalho de recuperação das muitas unidades que a companhia nacional tinha encostadas nos mais diversos locais do país.

Centro Tecnológico

Nesta deslocação às instalações da CP, o ministro das Infraestruturas teve ainda oportunidade de anunciar, para “dentro de poucos meses”, o lançamento em Guifões, no concelho de Matosinhos, de um Centro Tecnológico da Ferrovia, uma unidade que, segundo Pedro Nuno Santos, “pretende vir a ser uma das principais da Europa” e onde se ambiciona criar as “condições adequadas” para que as empresas privadas, a academia, a CP e as Infraestruturas de Portugal (IP) “consigam pensar a ferrovia de forma avançada”.