home

Costa quer erradicar pobreza infantil e juvenil

Costa quer erradicar pobreza infantil e juvenil

António Costa anunciou no discurso de encerramento das Jornadas Parlamentares que, se o PS for Governo, será lançado um programa para a erradicação da pobreza infantil e juvenil, que considerou ser “a mais dramática de todas as pobrezas”.

Notícia publicada por:

Próximo ciclo autárquico – Novas Lideranças no Poder Local

O secretário-geral do PS lembrou que o segmento da sociedade onde a pobreza mais tem aumentado é entre crianças e jovens até 18 anos, onde 31% desta população está em risco de pobreza, num total de 570 mil, considerando que “a pobreza infantil e juvenil é a mais dramática de todas as pobrezas, porque nos promete para amanhã não uma sociedade mais justa e mais igualitária, mas a reprodução de uma nova geração de pobreza e um retrocesso duradouro no país”.

Para combater este flagelo social que é uma das grandes prioridades da Agenda para a Década, António Costa adiantou que, se os socialistas formarem Governo após as eleições legislativas, terão agora de fazer para as crianças e jovens aquilo que, no passado, se fez em 2005 para os mais idosos, com o complemento solidário.

“Temos de fazer isso com uma iniciativa centrada na erradicação da pobreza infantil e juvenil – essa é uma prioridade que temos de assumir para o próximo ciclo governativo”, reiterou.

No seu discurso, o líder socialista António Costa salientou o caráter de injustiça social, nomeadamente ao nível da igualdade de oportunidades, que está inerente à pobreza de crianças e de jovens.

“Não podemos cortar à partida, quando se é criança ou jovem, a oportunidade que todo o ser humano tem de realizar plenamente o seu potencial de desenvolvimento, de acordo com a sua capacidade, esforço, empenho e dedicação”, disse.