home

Competitividade, mais emprego e políticas sociais abrem novo ciclo na região

Competitividade, mais emprego e políticas sociais abrem novo ciclo na região

Vasco Cordeiro reafirmou a motivação e determinação acrescidas em, “pelos Açores e com os Açorianos, vencer os desafios que estão pela frente”. A declaração líder regional foi proferida no encerramento do XXVII Congresso do PS/Açores, que decorreu na Praia da Vitória.

Notícia publicada por:

Competitividade, mais emprego e políticas sociais abrem novo ciclo na região

“O Partido Socialista dos Açores está pronto e responde ‘presente’, afirmou o presidente do Governo Regional dos Açores no seu discurso na sessão de encerramento do encontro magno dos socialistas açorianos.

Vasco Cordeiro sublinhou a responsabilidade e o principal objetivo que se colocou aos congressistas açorianos: “responder de forma concreta, objetiva e exequível” para “fazer ainda mais” e “melhor”.

O dirigente socialista considerou que o Congresso constituiu o “começo de uma nova caminhada que, a partir daqui, pelos Açores e com os Açorianos, queremos fazer, salientando “alguns dos novos horizontes que queremos conquistar, das novas metas que queremos alcançar, resultados que queremos concretizar”, disse.

O presidente dos socialistas açorianos avançou com algumas das políticas e medidas concretas que o Governo regional vai implementar, nomeadamente no domínio do apoio aos estudantes universitários e incentivo e acompanhamento do empreendedorismo jovem, bem como no setor da formação profissional, onde os jovens poderão “ter uma formação em contexto de trabalho nos setores estratégicos para a região”, com vista à sua “integração profissional nestes setores”.

O combate ao desemprego e a criação de mão de obra é outra política que vai ser dinamizada, nomeadamente, através “da criação da medida Move Emprego que vai apoiar os açorianos e as empresas a contratarem trabalhadores ou a procurar ofertas de emprego noutra ilha, em setores e ilhas carenciadas desses recursos, apoiando a mobilidade regional interna para setores carenciados de recursos humanos ou ilhas com redução demográfica”, revelou Vasco Cordeiro.

As políticas sociais são outro vetor importante da estratégia do PS/Açores, designadamente no apoio às famílias, com “a criação de um projeto piloto de resposta integrada creche e ATL” com horário alargado, o qual será implementado “numa primeira fase, nas ilhas de S. Miguel, Terceira e Faial”, por forma “a responder, exatamente, às necessidades” do quotidiano das famílias.

O apoio às pessoas idosas ou dependentes será igualmente reforçado através da criação de uma “bolsa de cuidadores formais” e que os cuidados domiciliários terão horários diários alargados e serão disponibilizados aos fins de semana.

“Para cada desafio queremos construir uma vitória, para cada necessidade queremos uma resposta, para cada dificuldade trabalharemos para ter uma solução”, afirmou Vasco Cordeiro após anunciar um vasto conjunto de medidas concretas que o governo liderado pelo PS/Açores pretende implementar em áreas estruturantes, tais como, na “Agricultura, nas Pescas, no Turismo, na Educação”, bem como “na Competitividade da nossa Economia”, revelou.

“O tempo é, pois, de entusiasmo, de mobilização, de ânimo e de determinação. É um facto que já fizemos tanto, mas há ainda tanto que queremos fazer”, disse Vasco Cordeiro, acrescentando que “Não podemos, nem perder tempo, nem desperdiçar esforços”, concluiu.

PS/Açores saúda PS/Madeira

No âmbito da sua intervenção na sessão de encerramento do congresso, Vasco Cordeiro fez questão de dedicar uma mensagem ao PS/Madeira, enviando “Uma saudação especial para o nosso Camarada Emanuel Câmara, Presidente do PS/Madeira, e, por seu intermédio, uma saudação também, aqui dos Açores, a todos os socialistas madeirenses”.

O presidente do PS/Açores disse, ainda, que “Acompanhamos, com muita esperança, a caminhada que estão a fazer rumo às eleições legislativas regionais do próximo ano”, acrescentando que “estamos confiantes na sua capacidade, no seu trabalho e na sua liderança na construção de um projeto mobilizador da sociedade madeirense rumo a uma vitória do Partido Socialista na Região Autónoma da Madeira em 2019”, manifestou Vasco Cordeiro.