home

Celebrar a lusofonia com mais de 200 ações a nível mundial

Celebrar a lusofonia com mais de 200 ações a nível mundial

Conferências, saraus literários e jogos são algumas das 200 ações que assinalam, amanhã, o Dia da Língua Portuguesa, iniciativa que pretende afirmar o português como língua mundial.

Notícia publicada por:

Celebrar a lusofonia com mais de 200 ações a nível mundial

O Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) celebra-se a 5 de maio, e, este ano, Portugal vai promover cerca de 200 ações, num total de 58 países, sob o lema “Uma língua grande, como os mares”.

As atividades incluem conferências, encontros com escritores, palestras, saraus literários e poéticos, recitais, exibição de filmes e documentários, festivais de cinema, peças de teatro, mostras gastronómicas e provas de vinho. Para os mais novos, há jogos e caça ao tesouro.

O objetivo da comemoração do Dia da Língua Portuguesa é “afirmar internacionalmente a língua portuguesa tal como ela é”, conforme anunciou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, na apresentação das iniciativas.

“É uma língua com múltiplas variedades, todas de igual valor”, defendeu, destacando que “a força da língua portuguesa está na sua vivacidade, na sua natureza viva e dinâmica e nas múltiplas variedades, todas de igual valor que a constituem”.

As iniciativas pretendem ainda promover o ensino do português “como língua materna, de herança, segunda, estrangeira” e o seu uso, quer como “língua de falantes nativos ou que aprendemos a usar”, disse o ministro.

Por outro lado, este dia, estabelecido em 2009 pela CPLP, tem como objetivo acentuar as culturas que se exprimem em português: “É uma língua em que se exprimem múltiplas culturas, todas de igual valor”, acrescentou Santos Silva.

Por fim, outro objetivo é “promover, através da língua, o diálogo e a cooperação entre os países da CPLP, com as diásporas e com os restantes países, outras instituições e agentes locais”.

Perante os jornalistas presentes na sessão, o ministro Santos Silva afirmou que “o facto dos Jogos Olímpicos decorrerem este ano no Brasil pode constituir uma oportunidade para o incremento da língua portuguesa” e que “os ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Educação já estão a aproveitar esta hipótese”.

Destacou ainda que “o Governo está a trabalhar ativamente, no contexto da CPLP, para incrementar a presença do português como língua oficial ou de trabalho no sistema das Nações Unidas”.

Referindo-se à afirmação do papel do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, que é um organismo da CPLP, Augusto Santos Silva disse ver “com muito agrado” que a nova visão estratégica da organização lusófona pretenda reforçar a centralidade deste Instituto.