home

Carlos César elogia “interlocução de confiança” com Governo da República

Carlos César elogia “interlocução de confiança” com Governo da República

O presidente do PS e presidente honorário do PS/Açores, destacou, no sábado, a "interlocução de confiança" que existe entre a região autónoma dos Açores e o Governo da República, liderado por António Costa.

Notícia publicada por:

Carlos César elogia “interlocução de confiança” com Governo da República

“Os Açores encontram hoje no Governo da República do PS uma interlocução de confiança e uma mão amiga. Os tempos de hoje, felizmente, são bem diferentes de outros que já atravessámos”, designadamente “no período da ditadura ou, por exemplo, do cavaquismo depois do 25 de Abril”, sublinhou, na sua intervenção no Congresso dos socialistas açorianos, que decorreu em Praia da Vitória.

Carlos César referiu que “o atual Governo da República desenvolve um esforço muito grande de compreensão, de colaboração e de ajuda aos Açores”, considerando que a governação do PS na região constitui um “espaço privilegiado da procura e concretização das melhores formas de fazer dos Açores terra de modernidade, atração, prosperidades e justiça”.

Carlos César afirmou, depois, que o Congresso dos socialistas açorianos deveria servir para reforçar “a nossa ambição”, para renovar “o entusiasmo” e sentir “orgulho” face aos resultados do trabalho do PS. “Mas que não se satisfaça com isso, que se distinga positivamente dos demais partidos, que estimule a sua renovação em todas as dimensões”, recomendou.

“Se nunca perdermos a paixão pelos Açores e causas que abraçamos, estaremos seguramente do lado das vitórias. Das vitórias que merecemos e que os Açores bem precisam”, sublinhou Carlos César.

Açores são “fonte de inspiração”

Também o Secretário-geral do PS, António Costa, dirigiu uma mensagem de congratulação aos socialistas açorianos, através de um vídeo exibido no Congresso, destacando que os Açores são “uma fonte de inspiração ao longo destes quase 22 anos de consecutiva boa governação”.

Na mensagem, o líder socialista reafirmou a admiração que nutre pela região, sublinhando a importância que os Açores e os açorianos encerram e “o importante contributo que têm dado ao nosso país”. “E que continuaram a dar”, reconheceu.

António Costa considerou que a coesão, a cooperação interinstitucional e o “trabalho em conjunto” da República com os Açores são indispensáveis para o “progresso” da região autónoma e do país.

É fundamental “reforçar a centralidade atlântica dos Açores na segurança naval, na área da investigação, do conhecimento, quer do mar profundo, quer do espaço”, disse o Secretário-geral. “É nesse trabalho profundo que iremos continuar a trabalhar pelo progresso dos Açores, pelo progresso de todo o país”, concluiu António Costa.

Eleição dos órgãos regionais e homenagem a Soares

Os delegados do XVII Congresso do PS/Açores aprovaram, por unanimidade, a Moção de Orientação Global “Pelos Açores, com os açorianos” e elegeram os órgãos regionais, respetivamente: a Comissão Regional, a Comissão Regional de Jurisdição e Comissão Regional de Fiscalização Económica e Financeira.

Vasco Cordeiro foi reeleito presidente do PS/Açores com 97,89% dos votos, recendo a confiança dos socialistas açorianos para cumprir um terceiro mandato.

O XVII Congresso do PS/Açores ficou marcado pelo reforço da coesão e pela determinação e ambição em consolidar e desenvolver a estratégia política que o PS tem vindo a concretizar em prol dos Açores e dos açorianos.

A figura de Mário Soares, fundador e líder histórico do PS, foi alvo de uma sentida homenagem através do visionamento de um vídeo, que, ao longo de cerca de 17 minutos, recuperou alguns dos principais momentos mais marcantes da vida do “Pai da Democracia portuguesa”, suscitando comoção e saudade em todos os presentes.