home

Aposta nas renováveis vai baixar custos nas faturas

Aposta nas renováveis vai baixar custos nas faturas

Para que muitos custos desapareçam nas faturas de energia dos consumidores finais, o Governo socialista está focado numa estratégia de aposta no desenvolvimento das energias renováveis sem tarifas subsidiadas.

Notícia publicada por:

Tudo a postos para a Vitória nas Eleições Autárquicas

O ministro da Economia destacou que Portugal tem “um enorme potencial” para a produção de energias renováveis, possuindo “das melhores condições do mundo em termos de horas de sol e intensidade do sol”.

Durante uma visita à Central Solar de Montes Novos, Estremoz, Manuel Caldeira Cabral salientou que o nosso é “um país que tem muita produtividade e que dá muita rentabilidade aos investidores de energia solar”.

Por isso, explicou, “não queremos que as energias renováveis continuem a ser um peso para os consumidores e para as empresas”, acrescentando que ainda “há muitos custos que estão contratados, e que vão continuar, porque são contratos feitos há alguns anos”.

Caldeira Cabral disse ainda que a energia solar, em quatro ou cinco anos, “vai ter um peso no fornecimento de energia que hoje não tem”. A produção de energia solar vai multiplicar-se por dez, e isto vai ser feito com um potencial grande de redução de custos” para o consumidor, disse também.

O ministro da Economia referiu também que “o sul de Portugal e o Alentejo em particular foram consideradas das zonas do mundo com melhores condições para a produção de energia solar”

E acrescentou que “a produção de energia a partir do solar já é mais barata e pode vir a tornar-se ainda mais barato produzir a partir de outras fontes de energias renováveis”.