home

António Costa defende alternativa sólida para o futuro da UE

António Costa defende alternativa sólida para o futuro da UE

O Secretário-geral do PS, António Costa, participou ontem na sessão plenária do Grupo dos Socialistas e Democratas (S&D) no Parlamento Europeu (PE), onde desafiou a família socialista a construir em conjunto uma alternativa sólida para o futuro da União Europeia.

Notícia publicada por:

António Costa defende alternativa sólida para o futuro da UE

António Costa foi o convidado do Grupo Parlamentar dos Socialistas & Democratas do Parlamento Europeu para liderar o debate sobre a situação política em Portugal e na Europa. Durante este encontro, o líder do PS abordou os desafios que se colocam a Portugal e à Europa, nomeadamente as mudanças necessárias para a reorientação da política europeia.

Enunciou as iniciativas e contributos que os socialistas europeus têm vindo a protagonizar e a impulsionar na União Europeia, designadamente o Fundo Europeu de Investimento Estratégico (Plano Juncker), o desenvolvimento da União Bancária, a interpretação flexível e inteligente do Tratado Orçamental, sem esquecer a nova orientação da política económica do Banco Central Europeu.

Sobre Portugal, António Costa enfatizou as palavras de Gianni Pittella, líder dos socialistas e democratas no Parlamento Europeu, que na abertura deste debate lembrou que o Governo “de direita português conseguiu fazer mais e pior do que a troica”.

Para o Secretário-geral do PS, o resultado dos três anos da governação PSD/CDS está à vista, “400 mil portugueses perderam os seus postos de trabalho, retomámos um ciclo de emigração como não tínhamos desde os anos 60”, sem esquecer que o PIB recuou ao nível de 2001. “Andámos 13 anos para trás”, frisou.

António Costa deixou uma mensagem de esperança para o futuro, lembrando que o Partido Socialista está já a trabalhar para vencer as eleições legislativas em Portugal.

Martin Schulz, presidente do Parlamento Europeu e deputado eleito do S&D foi um dos participantes nesta reunião especial do Grupo S&D constituído por 192 deputados dos 28 países da UE.

No dia anterior, segunda-feira, António Costa, reuniu-se com a delegação portuguesa dos eurodeputados socialistas, no PE, em Bruxelas, num encontro que contou também com presença de Ana Catarina Mendes, responsável pelo acompanhamento dos assuntos europeus na direção do Grupo Parlamentar do PS na Assembleia da República.

António Costa aproveitou este encontro para ouvir os deputados, conhecer melhor o trabalho que estão a desenvolver, recolher ideias e contributos para a preparação do futuro programa de governo socialista e ainda fazer o balanço da última reunião em que participou em Madrid, a qual juntou os líderes socialistas europeus.

O futuro da Europa e de Portugal foi o pano de fundo da reunião entre António Costa e o os deputados socialistas no PE, onde foram abordados temas como a energia, a educação, a justiça, inovação, o plano de investimento Juncker, o falhanço do programa da troika, agricultura e pescas, entre outros.