home

Ana Catarina Mendes lidera direção mais representativa e paritária

Ana Catarina Mendes lidera direção mais representativa e paritária

A nova líder da bancada socialista no Parlamento, hoje eleita por ampla maioria de 91% pelos deputados do PS, conta na sua direção com cinco mulheres num total de 12 vice-presidentes.

Notícia publicada por:

Valorizar o Parlamento e a função de deputado é defender a democracia

São cinco as mulheres, num total de 12 vice-presidentes, cerca de 46%, que fazem parte da nova direção da bancada do PS na Assembleia da República liderada pela ex-Secretária-geral adjunta do partido, Ana Catarina Mendes: a ex-ministra Constança Urbano de Sousa, Hortense Martins, de Castelo Branco, a líder da JS, Maria Begonha, Marina Gonçalves, de Viana do Castelo, e Lara Martinho, dos Açores.

A este significativo aumento do número de mulheres nas vice-presidências, é ainda relevante sublinhar que é também uma mulher, Ana Catarina Mendes, que pela primeira vez assume a responsabilidade de liderar a bancada parlamentar do PS.

Dos 12 vice-presidentes que incorporam a nova equipa do GPPS, quatro integraram a anterior direção de Carlos César: Lara Martinho dos Açores, Carlos Pereira, da Madeira, João Paulo Correia, do Porto, e Pedro Delgado Alves, de Lisboa. José Luís Carneiro, que deverá ser eleito no domingo como o novo Secretário-geral adjunto do partido, fará igualmente parte da nova direção da bancada do PS, assim como Luís Testa, de Portalegre, e ainda Porfírio Silva e Hugo Pires, membros do Secretariado Nacional.

Com esta composição, a nova liderança parlamentar do PS afirma uma lista que não só mantém a qualidade da direção do Grupo Parlamentar, reforçando também um claro equilíbrio na diversidade regional, nela figurando deputados e deputadas eleitos pelos círculos do interior, do litoral, do Norte e do Sul e das regiões autónomas dos Açores e da Madeira.