home

Açores vão ter três milhões de euros para qualificação profissional

Açores vão ter três milhões de euros para qualificação profissional

O presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, anunciou que o investimento na qualificação profissional irá duplicar na região, passando para três milhões de euros.

Notícia publicada por:

Açores vão ter três milhões de euros para qualificação profissional

Vasco Cordeiro revelou que “a esperança é que, no final de 2020, mais de 12 mil açorianos que estejam já empregados tenham o reforço das suas qualificações”.

O presidente do Executivo, que falava na cerimónia de lançamento da revista ‘100 Maiores Empresas dos Açores’, em Ponta Delgada, na passada sexta-feira, uma iniciativa do grupo Açormédia que premeia todos os anos quem se destaca no tecido empresarial regional, explicou que esta é uma edição que se assume “como elemento fundamental para o setor privado empresarial”, uma vez que “espelha, por se tratar das nossas empresas, a realidade e a dinâmica da economia regional”.

O governante açoriano sublinhou o “trajeto da região” nos últimos cinco anos, que viu diminuir o desemprego, que se situava nos 17,3% em 2014 e no terceiro trimestre deste ano se encontrava nos 7,3%. Frisou ainda a diminuição de 57% nos programas ocupacionais desde 2016.

A importância do “empreendedorismo do setor privado” em várias áreas também foi mencionada, já que gera mais emprego, mas também pela capacidade de “aproveitar as oportunidades” criadas pelas políticas públicas, que é notória na alta taxa de execução de fundos comunitários, uma bandeira que Vasco Cordeiro quer levar às negociações do próximo quadro comunitário.

De acordo com o socialista, o “histórico da região como boa executora de fundos” deve ter “uma tradução prática na altura em que se decide que verbas alocar”.

Por fim, Vasco Cordeiro referiu-se ao turismo, defendendo que “o melhor serviço que se pode prestar nesta componente é uma atitude crítica, exigente”, recordando a distinção de Destino Sustentável alcançada pela Região Autónoma dos Açores no início do presente mês de dezembro.