home

10 anos de Res Publica

10 anos de Res Publica

A Fundação Res Publica, centro de reflexão que se dedica ao pensamento político e às políticas públicas, celebrou 10 anos de vida no passado dia 2 de julho, depois da fusão entre as fundações José Fontana e Antero de Quental ocorrida em 2008.

Notícia publicada por:

Conferência ‘Desigualdades – Factos e Desafios’

Nesta ocasião, o presidente do Conselho de Administração da Fundação Res Publica, Pedro Silva Pereira, dirigiu “uma palavra de reconhecimento a todos os que, ao longo destes anos, deram o seu contributo para o trabalho da fundação”.

E fez este agradecimento na pessoa do seu antecessor, António Vitorino, a quem cumprimentou calorosamente “não só pelos serviços que prestou à fundação entre 2008 e 2016, mas também pela sua recente eleição para o importante cargo de diretor-geral da Organização Internacional das Migrações”.

Refira-se que ao longo desta primeira década de trabalho, a Res Publica teve um papel fundamental para a qualificação da democracia portuguesa, tendo para isso contribuído decisivamente todos os membros do Conselho de Fundadores, atualmente presidido por Edite Estrela.

“Os nossos fundadores são o garante da fidelidade da fundação Res Publica aos seus princípios e ao seu desígnio ao serviço da qualificação da democracia portuguesa”, sublinhou Silva Pereira, salientando de seguida que a Fundação Res Publica cumpriu o propósito de relançar o seu projeto.

“Tem agora uma nova sede, novos estatutos e um novo dinamismo que se traduz em diversas iniciativas de estudo, formação e debate, muitas vezes consolidando parcerias com instituições congéneres, no plano nacional e internacional”, disse.

Paralelamente, acrescentou, a Res Publica “tem vindo a intensificar a utilização das novas tecnologias para uma comunicação mais moderna e eficaz, sem prejuízo de manter a publicação de uma das mais qualificadas revistas de reflexão política existentes em Portugal – a revista ‘Finisterra’”, dirigida por Eduardo Lourenço.

A concluir, Pedro Silva Pereira aproveitou o 10º aniversário da fundação para anunciar mais uma iniciativa: o Prémio Res Publica.

Trata-se, segundo explicou, de “um concurso anual de ensaios inéditos sobre temas políticos, económicos e sociais”.

A este propósito, indicou ainda o presidente do Conselho de Administração, a Res Publica “cumpre a sua missão de promover o estudo e a reflexão sobre temas de atualidade política”.