home

Helena Freitas

Helena Freitas

Conselheira do Gabinete de Estudos

Nome completo: Helena Freitas

  • Doutorou-se em Ecologia pela Universidade de Coimbra em 1993, em colaboração com a Universidade de Bielefeld, na Alemanha, tendo realizado depois um pós-doutoramento em Alterações Globais na Universidade de Stanford, EUA, entre 1994 e 1996.
  • Deputada à Assembleia da República pertence à Comissão de Defesa Nacional, Comissão de Agricultura e Mar, Comissão de Educação e Ciência, Comissão de Saúde e Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação.
  • Professora Catedrática do Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Foi Vice-Reitora da mesma Universidade. Integrou o Conselho Geral da Universidade de Coimbra e foi Directora do Jardim Botânico da mesma Universidade de Coimbra (2004-2012).
  • Foi Presidente da Liga para a Protecção da Natureza entre 1999 e 2002 e primeira Provedora do Ambiente e Qualidade de Vida de Coimbra.
  • Coordenadora do Centro de Ecologia Funcional, uma unidade de investigação interdisciplinar no âmbito das Ciências Biológicas, centrando as suas áreas de interesse no estudo do funcionamento dos ecossistemas, biodiversidade, ambiente e conservação da natureza.